Destaques, Federação MT, Mais Futebol, Notícias | Publicado em 7 de novembro de 2016 | Da Redação

Morre aos 79 anos, o ex-presidente da FMF, Carlos Orione

Grandes amigos

Grandes amigos

Morreu na noite deste domingo (06), aos 79 anos, o ex-presidente da Federação Mato-grossense de futebol (FMF), João Carlos Orione.

De acordo com informações preliminares, Orione morreu em Cuiabá, devido a problemas de saúde.

O ex-presidente é natural de Guiratinga (317 km de Cuiabá) e se formou em Direito na Faculdade de Direito Cândido Mendes no estado do Rio de Janeiro, em 1962. Orione exerceu a advocacia nos anos de 1962 a 1968, em Guiratinga, e em 1968 ingressou na carreira do Ministério Público Estadual (MPE), por meio  de concurso, sendo promovido em 1973 ao cargo de procurador geral da Justiça no estado de Mato Grosso.

Além de outras nomeações pelo governo do Estado, o ex-presidente exerceu os cargos de: diretor administrativo das Centrais Elétricas Mato-grossense (Cemat); diretor administrativo do Instituto de Previdência do Estado de Mato Grosso (Ipemat) e diretor do Centro de Processamentos de Dados do Estado de Mato Grosso (Cepromat).

Orione renunciou em fevereiro deste ano depois de quase 40 anos no poder. Desde 2014 o ex-presidente vinha sofrendo com seu estado de saúde e esteve de licença por diversas vezes. Orione presidiu a FMF de 1977 a 2016. Polêmico, tinha forte influência sobre o dirigente dos clubes e também na Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

 

Suas principais ações frente à gestão da Federação Matogrossense de Futebol até os dias atuais foram:

– Elaboração e registro em Cartório do 1º  Ofício de Cuiabá-Mt, em 28 de abril de 1980, do  Novo Estatuto da FMF;

– Criação das Ligas de Futebol Amadoras em MT;

– Instituiu a 1ª e 2ª Divisão de Futebol Profissional de MT;

– Inclusão no Campeonato Brasileiro Série A, nas décadas de 1976 a 1980, de cinco equipes de Mato Grosso: Mixto Esporte Clube, Clube Esportivo Operário Varzeagrandense, Clube Esportivo Dom Bosco (MT); Clube Esportivo Comercial e Operário Futebol Clube (MS), inclusive este último, conseguindo uma honrosa classificação de 3º lugar no Campeonato Brasileiro/1977;

– Reforma, ampliação e iluminação moderna para realização dos jogos noturno, do Estádio Presidente Dutra, em parceria com o governo do estado em 1990, gestão Jaime Veríssimo de Campos;

– Articulação para a vinda da Seleção Brasileira em Cuiabá -Mt, (Estádio Governador José Fragelli – VERDÃO), Categoria principal, olímpico e feminino:

 

Seleção Principal:

Brasil x Suíça (1980); Brasil x Equador (1989); Brasil x Finlândia (1992);

Brasil x Islândia (2002)

 

Seleção Olímpica:

Brasil x Bolívia (1999)

 

Seleção Feminina (Final do Campeonato Sul-Americano)

Brasil x Peru (2003)

 

– Realização da final da Copa dos Campeões da Conmebol/1996, em Cuiabá-MT, (Estádio Governador José Fragelli), com a participação das equipes: São Paulo, Botafogo, Atlético Mineiro (Brasil) e Rosário Central(Argentina);

– Realização da Copa dos Clubes Campeões Mundiais/1996, em Cuiabá-Mt (Estádio Governador José Fragelli – VERDÃO), com a participação das equipes: Flamengo (RJ), Grêmio (RS), São Paulo e Santos (SP)

– A implementação do Novo Modelo de Gestão, na FMF,  como  parte integrante do Plano de Modernização do Futebol Brasileiro (CBF)/2005

– A implantação da Copa Governador do Estado em 2004, em parceria com o governo do estado (Secretária Estadual de Esportes e Lazer);

– A implantação em parceria com a FIFA/CBF/EBF/2005, da Escola Brasileira de Futebol em Mato Grosso, (sistema on-line) – uma escola do conhecimento – com o propósito de modernizar e profissionalizar o futebol, através da capacitação, extensão e pesquisas, etc.

– Implantação em parceria FMF/CBF/IAFB/Municípios (Guiratinga e Alto Paraguai MT-do projeto das Escolas de Futebol, denominado “Diamante”).

– Foi o responsável direto por Cuiabá ser escolhida sede da Copa de 2014 rendendo “afagos” do Presidente da CBF a época (Dr. Ricardo Teixeira) em pleno ato na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

 

A assessoria de imprensa da F.M.F ainda vai divulgar detalhes sobre o sepultamento.



Deixe seu comentário

Os comentários neste espaço não refletem a opiniáo do site Futebol Matogrossense e é de responsabilidade do leitor. Não serão publicados comentários considerados ofensivos ou que use de linguagem inadequada.